terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

a famosa FALTA DE PROFISSIONALISMO



É o que acontece no mundo policial. Digo de maneira geral. Realmente, não saí para verificar instituição por instituição pelo Brasil, mas somente pelas notícias jornalísticas dá para se ter uma idéia...

Poxa, por que justamente a profissão que mais deveria ser bem remunerada perante as outras, pela questão da insalubridade e periculosidade, é a mais mal vista e pouco valorizada? Pergunta para alguém se é fácil ficar o dia inteiro “corrigindo” o comportamento dos outros? Não é mole não, é muito complicado.

Ninguém sabe o que é, mas todo mundo culpa: O problema é por causa do ESTADO. Sim e nós somos o quê? Qualquer pessoa do povo pode fazer parte dele e não é à toa que existe o concurso público como uns dos meios de ingresso.

Sinceramente, profissionalismo significa exercer sua profissão como se deve. Talvez ninguém se lembre, mas ao servidor público não é facultado fazer o que não é proibido por lei. Devemos cumprir a lei. Somente. Fomos e somos castigados por isso... Preciso lembrar?

Sendo assim, conversando com um ASP colega nosso, nos veio a questão sobre o “carregar o mundo nas costas”. Digo o Sistema Penitenciário. Pessoal, a nossa profissão não é a 2ª mais estressante, e perigosa, do mundo à toa. É porque queremos resolver tudo ao mesmo tempo e a toda hora! Não dá, pára! Devemos agir na medida do possível e não no impossível...

Não é assim não, pois não estudamos e concorremos com mais de 25 mil concursandos para ser “esculachado”, digo desmerecido, pelas pessoas que necessitam do atendimento do Sistema Penitenciário, pois este também tem que girar em nosso favor...

O universo do serviço público que vivemos é cheio de direitos e deveres, assim como no meio social e familiar, mas temos que “puxar a sardinha” para o nosso lado. É necessário saber que somos “essenciais” e o “caminho” para a prestação do serviço penitenciário. Então se não for assim, quem vai valorizar aquele que não se dá o valor?

autor: ÊNIO CARVALHO

Um comentário:

  1. Colegas não consideram os próprios colegas de profissão, muitos são mesquinhos e egoístas, nunca souberam ou vão saber o que significa coleguismo e companheirismo.
    Infelizmente o Sistema é assim, vejo isso dia a dia, e agora com os novatos piorou!

    ResponderExcluir