quarta-feira, 6 de março de 2013

MG é o segundo estado em número de inscritos no ENEM prisional

O Estado de Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking nacional de presos inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Foram, ao todo, 3.243 detentos do sistema prisional mineiro que se inscreveram para realizar as provas em dezembro do ano passado. O número foi inferior apenas ao do Estado de São Paulo, onde 8.615 presos se inscreveram no Enem Prisional. Proporcionalmente à população carcerária, no entanto, Minas sai à frente do vizinho paulista: 7,17% dos detentos mineiros foram inscritos para o Enem, contra 4,51% de São Paulo.

No ranking de inscrições dos Estados, Minas Gerais é seguido pelo Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná, com, respectivamente, 1.573, 1.344 e 1.274 presos inscritos para realizar os testes. Em todo o país, 23.655 detentos se inscreveram para o Enem de 2012.

Em todo o Estado de Minas Gerais, cerca de 6 mil presos estudam enquanto cumprem pena nas 130 unidades prisionais. O estudo vai desde a alfabetização até o ensino superior, passando pelos ensinos fundamental e médio. Pelo estudo, os detentos têm redução de pena: a cada 12 horas estudadas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida.

a notícia na íntegra em:agência MINAS
colaborador: ASP MG10 


PRESOS TERÃO DIREITO A 90 MIL VAGAS EM PROGRAMA DE ENSINO TÉCNICO ATÉ 2014

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai destinar 90 mil vagas para pessoas privadas de liberdade que cumprem pena nos regimes aberto, semiaberto, fechado e de prisões provisórias, além daquelas que já cumpriram as penas previstas. O acordo foi assinado na manhã desta quinta-feira (7), em Brasília, pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A previsão é ofertar 35 mil neste ano e chegar ao total de 90 mil até 2014.Segundo Mercadante, há interesse da população carcerária em estudar, já que 26 mil presos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. "63% dos presos não têm ensino fundamental completo. Vamos dar ênfase ao ensino tecnológico porque abre mais perspectiva de ressocialização e chance de encontrar um emprego." 

GOVERNO FEDERAL VAI OFERECER BOLSAS DE ESTUDO PARA FILHOS DE POLICIAIS ASSASSINADOS 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (7) que o governo federal está terminando de formular um programa de bolsas para filhos de policiais brasileiros assassinados. A ideia é garantir o estudo dos jovens até o fim do ensino superior.
Nosso objetivo é garantir a educação enquanto o jovem tiver interesse em estudar e estiver dentro da faixa de educação. Se ele estudar em escola pública e universidade pública, estamos garantindo o direito dele, se for particular, ele vai ter bolsa integral no padrão ProUni (Programa Universidade Para Todos).

De acordo com o ministro, os estudos para encontrar esses jovens, identificar a faixa etária e nível de estudo já está sendo finalizado e o projeto será enviado ao Congresso Nacional ainda este ano.

fonte:blog ASP MG10 

PRESÍDIO TERÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO !   

A penitenciária escolhida é a de Serrotão, em Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba. Nele, está em construção um complexo com oito salas de aula, biblioteca e um auditório, no setor masculino. Lá serão oferecidas desde aulas de alfabetização até pós-graduação para os detentos.

Dos 1600 apenados de Serrotão, 20% possuem ensino médio completo e estão aptos a cursar as três primeiras graduações: Letras, História e Matemática. Os professores são da própria UEPB. “A sociedade pensa que é só montar um presídio e jogar lá. Isso é uma burrice social e um descompasso com o Brasil. Temos que dar dignidade e condição humana para reinserir os detentos na sociedade”, completa.

Para viabilizar o projeto, a UEPB investiu R$ 1,5 milhão de reais na construção do campus e o estado desembolsou R$ 2,5 milhões de reais na reforma do presídio, além de contribuir com material didático do programa de Educação de Jovens e Adultos...

“E os estudantes que ralem mais ainda para superarem as cotas...” Hehehe Brasil ! 

 A matéria na íntegra no site:PRAGMATISMO POLÍTICO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário