sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estado vai construir presídio com 2.200 vagas em Araçoiaba

Nova unidade custará R$ 88 milhões

A poucos meses de inaugurar o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte, a Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) anuncia a construção de mais uma unidade prisional de grande porte no Estado. O novo complexo prisional ficará no município de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, terá capacidade para 2.200 presos e custo de R$ 88 milhões.

A unidade está prevista para ficar pronta em março de 2013 com o objetivo de desafogar o Presídio Aníbal Bruno - a maior unidade prisional da América Latina em número de detentos - na Zona Oeste da capital, e receber parte dos detentos das duas penitenciárias da Ilha de Itamaracá, para que elas possam ser desativadas.

No planejamento da Seres ainda consta a construção de dois presídios em Tacaimbó, no Agreste, sendo um masculino, com 600 vagas, e outro feminina, com capacidade para 120 detentas. Eles devem ficar prontos em janeiro de 2013, ou seja, antes do Complexo Prisional de Araçoiaba.

Diferentemente da unidade de Itaquitinga, que está sendo construída e será gerenciada através de uma Participação Público-Privada, o Complexo Prisional de Araçoiaba vai ser obra exclusiva do Estado.

Com a construção de três unidades, o governo do Estado, segundo Romero Ribeiro, vai realizar novo concurso para agente penitenciário. "Estamos com 777 agentes já prontos. Vamos chamar 500 até janeiro*, e 211 desses vão para o Aníbal Bruno. O restante também será chamado. Com essas obras, iremos realizar mais concursos", destacou.
*Num era até setembro de 2011??? Já vai em Janeiro???

Fonte: Portal da Transparência  (origem: Jornal do Comércio, publicado em 25/11/2011 por Carlos Eduardo Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário