segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Governador Agnelo Queiroz demonstra compromisso com os Agentes Penitenciários do DF e encaminha ofício a Casa Civil

No Distrito Federal os Agentes Penitenciários já são Policiais Civis.

No dia 18 de Julho, representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e Governo Federal se reuniram para tratar da correção da nota técnica emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que sugere erroneamente a renomeação do cargo de Agente Penitenciário para Agente de Custódia.

Na reunião foram acordados os termos do projeto de Lei (PL) que serão encaminhados ao Congresso Nacional para a realização das alterações e adequações na nomenclatura do cargo e, ainda, a transferência da lotação dos atuais agentes penitenciários da Secretaria de Segurança Pública para a Polícia Civil do Distrito Federal.

A categoria anseia a concretização deste pleito o quanto antes. Agora, aguardamos que a Casa Civil atenda ao pedido do GDF e, em seguida, envie o projeto ao Congresso Nacional”, destaca Ciro de Freitas.

O Sinpol continuará atento ao trâmite do projeto e toda a categoria dos agentes penitenciários mobilizada para que seja efetivado o que foi acordado.



Nota:
Se o Governo de Pernambuco agisse no interesse do bom funcionamento do Sistema Prisional e no bem estar da sociedade já teria há muito tempo dado aos Agentes Penitenciários a devida identificação como membros da Polícia Civil, pois se as Leis já dizem que o são, então basta o Governo cumprir o que está na Lei. Essa mudança traria mais organização e auto-estima aos Agentes para que lutassem na melhoria do Sistema como um todo e na ressocialização do apenado. Mas com o Estado massacrando os Agentes no descumprimento das Leis em pleno vigor e colocando Policiais Militares, que deveriam estarem nas ruas, fazendo o trabalho dos policiais civis penitenciários e pra piorar a situação ainda coloca presos para trabalharem "como agentes penitenciários". Tudo isso colabora para que o Sistema Penitenciário de Pernambuco seja um péssimo exemplo de administração pública e de desestímulo para os Servidores Públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário